Fatores
- frenchrevolutionccv
- 18 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Os motivos que levaram a Revolução Francesa são idênticos aos fatores de todos os movimentos revolucionários ocorridos nos fins do século XVIII.
A população europeia crescera extraordinariamente durante o século XVII. Houve aumento do consumo de produtos e também do número de produtores. No campo, 155 novos métodos de cultivo da terra e, principalmente, novos produtos permitem maior engorda dos animais. Vê-se uma melhora no nível alimentar da população.
A Revolução Industrial aumentou a produção de artigos industriais, baixando os preços e estimulando o consumo.
Este desenvolvimento econômico deu poder à burguesia, que passou a pretender o poder político, monopolizado pela nobreza. Por outro lado, os camponeses que possuíam terra queriam libertar-se das obrigações feudais que deviam aos senhores.
A partir de 1770, há crises sucessivas. Faltam produtos agrícolas e os preços são exorbitantes, dando origem a revoltas.
Os filósofos aproveitam estes problemas sociais nas suas críticas. Apresentam soluções bem radicais, principalmente Rousseau, quando prega a soberania política do povo.
As ideias dos filósofos são difundidas pelas sociedades culturais formadas na época: salas de leitura, lojas maçônicas, sociedades agrárias.
É duvidosa a possibilidade de uma eclosão revolucionária sem uma crise política. Assim, é preciso considerar que as guerras levam ao caos financeiro. Os soberanos aumentam os impostos, taxando nobres e clérigos, até então isentos. Esta medida provocou revolta geral dos corpos privilegiados.
Na França, todos estes fatores são particularmente graves, o que explica o caráter violento que a Revolução adquiriu nesse país. A sua população era a maior da Europa e não podia ser sustentada adequadamente. A rica e progressista burguesia era excluída do poder político mais sistematicamente do que em outro país da Europa. Os camponeses estavam cada vez mais conscientes da situação e menos dispostos a arcar com as taxas feudais. Em nenhum lugar da Europa os filósofos foram tão lidos como na França. A participação da França nas guerras da Revolução Americana completou a ruína financeira do Estado.
Vários outros problemas se associam para tornar a crise ainda mais aguda. O acordo feito em 1786, abrindo o comércio francês aos ingleses, levou à falência várias indústrias por causa da concorrência. A péssima colheita do ano de 1788 gerou a fome.
O inverno do ano de 1789 foi muito rigoroso. De tudo isso resultava uma massa de mendigos que percorria os campos, esfaimada. As revoltas se sucederam nas cidades.
Posts recentes
Ver tudoA situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos...
Pré-revolucionária: Uma forma de tentar amenizar a situação de tensão que havia entre a burguesia e os aristocratas foi convocar a...
Comments