top of page
Buscar

Fatores

  • Foto do escritor: frenchrevolutionccv
    frenchrevolutionccv
  • 18 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Os motivos que levaram a Revolução Francesa são idênticos aos fatores de todos os movimentos revolucionários ocorridos nos fins do século XVIII.

A população europeia crescera extraordinariamente durante o século XVII. Houve aumento do consumo de produtos e também do número de produtores. No campo, 155 novos métodos de cultivo da terra e, principalmente, no­vos produtos permitem maior engorda dos animais. Vê-se uma melhora no nível alimentar da população.


A Revolução Industrial aumentou a produção de arti­gos industriais, baixando os preços e estimulando o consumo.


Este desenvolvimento econômico deu poder à bur­guesia, que passou a pretender o poder político, monopolizado pela nobreza. Por outro lado, os camponeses que possuíam terra queriam libertar-se das obrigações feudais que deviam aos senhores.


A partir de 1770, há crises sucessivas. Faltam produ­tos agrícolas e os preços são exorbitantes, dando origem a revoltas.


Os filósofos aproveitam estes problemas sociais nas suas críticas. Apresentam soluções bem radicais, princi­palmente Rousseau, quando prega a soberania política do povo.


As ideias dos filósofos são difundidas pelas socieda­des culturais formadas na época: salas de leitura, lojas maçônicas, sociedades agrárias.


É duvidosa a possibilidade de uma eclosão revolu­cionária sem uma crise política. Assim, é preciso consi­derar que as guerras levam ao caos financeiro. Os sobe­ranos aumentam os impostos, taxando nobres e clérigos, até então isentos. Esta medida provocou revolta geral dos corpos privilegiados.


Na França, todos estes fatores são particularmente graves, o que explica o caráter violento que a Revolução adquiriu nesse país. A sua população era a maior da Eu­ropa e não podia ser sustentada adequadamente. A rica e progressista burguesia era excluída do poder político mais sistematicamente do que em ou­tro país da Europa. Os campone­ses estavam cada vez mais con­scientes da situação e menos dis­postos a arcar com as taxas feu­dais. Em nenhum lugar da Eu­ropa os filósofos foram tão lidos como na França. A participação da França nas guerras da Revo­lução Americana completou a ruína financeira do Estado.


Vários outros problemas se associam para tornar a crise ain­da mais aguda. O acordo feito em 1786, abrindo o comércio francês aos ingleses, levou à falência vá­rias indústrias por causa da con­corrência. A péssima colheita do ano de 1788 gerou a fome.

O inverno do ano de 1789 foi muito rigoroso. De tudo isso resultava uma massa de mendigos que percorria os campos, esfaimada. As revoltas se sucede­ram nas cidades.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Fases da Revolução Francesa

Pré-revolucionária: Uma forma de tentar amenizar a situação de tensão que havia entre a burguesia e os aristocratas foi convocar a...

 
 
 

Comments


Postagens
1789 - 1799

© 2015 Complexo Educacional Contemporâneo

bottom of page